POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA
Percebemos que as avaliações externas coletam informações para conhecer as condições que interferem no processo de ensino aprendizagem. Quais são os instrumentos utilizados?
Vestibular, Saeb, Enem e Sinaes.
PISA, Saeb, Enem e Sinaes.
Ideb, Saeb, Enem e vestibular.
Todas as alternativas estão corretas.
PISA, Saeb, Ideb e Sinaes.
De acordo com os estudos sobre o significado da educação de qualidade na visão neoliberal, leia as afirmativas abaixo.
I. Os objetivos norteadores da implantação de políticas educacionais, visando a reordenação do mundo capitalista e reestruturação da economia mundial vão mudar substancialmente o papel da escola, e vão refletir-se no conceito de qualidade de ensino.
II. A mudança da função da escola, sob o ponto de vista neoliberal passa a caracterizar qualidade de ensino nos mesmos moldes de qualidade dos sistemas produtivos para atender os interesses de nações mais desenvolvidas e logicamente com poder econômico que conferem a elas o poder de dominação.
III. Se os princípios do sistema econômico de produção na política neoliberal devem reger o sistema de educação, a escola passa a ser considerada pelos neoliberais como uma empresa e a educação como uma mercadoria.
Estão corretas as alternativas:
I e II apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
III apenas.
II e III apenas.
A Constituição de 1988 em seus artigos 205 e 214, marcou as políticas educacionais brasileiras quando firmou o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade. Sendo assim leia as alternativas abaixo.
I. Com base nos artigos da Constituição de 1988, citados anteriormente (Art. 205 e 214), criou-se uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
II. As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
III. Todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas fortalecem as Políticas Educacionais Brasileiras e garantem a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
Estão corretas as alternativas:
II apenas.
II e III apenas.
I apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
I e III apenas.
Os seus estudos foram direcionados em três áreas primordiais: assistência social, saúde, e, políticas públicas de educação.
Desta forma, leia as afirmativas, a seguir, que dizem respeito às políticas, atribuindo V para as que forem verdadeiras e F para as consideradas falsas.
( ) Ao falar em políticas públicas, devemos ampliar o olhar para diversas áreas que integram as políticas: moradia, saneamento básico, trabalho, cultura, meio ambiente, desenvolvimento agrário, segurança, justiça, tecnologia e tantas outras áreas.
( ) Um exemplo de programa social, que beneficia a população é o Programa Bolsa Família. Trata-se de um dos programas implantados pelo governo federal, que visa minimizar a desigualdade social e de renda, voltado, principalmente, às famílias excluídas da nossa nação.
( ) Política não é somente o ato de votar. Estamos fazendo política quando tomamos atitudes em nosso trabalho, quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos situações que nos desagradam.
( ) A saúde é, acima de tudo, um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituição Federal 1988.
( ) O fato de termos direito à liberdade de expressão e de pensamento, o direito ao voto e à participação política não quer dizer que os problemas sociais estarão resolvidos.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V, F, V, V, F
V, V, F, F, V
V, V, V, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
As atividades de coordenação pedagógica e de orientação educacional estão ligadas ao setor pedagógico, onde o coordenador pedagógico tem como atribuição prestar assistência aos professores e ao relacionamento com os pais e a comunidade. Sobre as funções do coordenador pedagógico, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Favorecer a participação dos professores em seminários, capacitações e programas de formação continuada, estimulando a criatividade dos professores e incentivando a participação dos professores nos concursos em âmbito regional e nacional.
( ) Acompanhar e participar da elaboração do PPP e também coordenar as atividades pedagógicas.
( ) Elaborar o plano de ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.
( ) Participar de reuniões, seminários, capacitação e programas de formação continuada, atualizado quanto às novas metodologias educacionais, trabalhar o currículo voltado para a realidade do aluno.
( ) Observar o Processo de Avaliação do Desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo professor, assim avaliando os avanços e os retrocessos da aprendizagem do aluno.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,V,V,V
V,V,V,V,F
F,V,V,V,F
V,F,V,V,F
V,V,V,V,V
A educação básica, de acordo com o art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Sobre a composição da educação escolar marque a alternativa correta.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação superior.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação de jovens e adultos.
A educação escolar compõe-se de: Educação infantil e Educação básica.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação fundamental.
A educação escolar compõe-se de: Educação fundamental e Educação superior.
De acordo com o art.24 da Constituição Federal de 1988, a União, os estados e o Distrito Federal podem legislar sobre a educação, a cultura, o ensino e o desporto. De acordo com o art. 10, incisos I e III, da LDB 9.394/96 os estados incumbir-se-ão de:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II. Exercer ação distributiva em relação às suas escolas de educação infantil e ensino fundamental.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios.
Sobre as incumbências do estado de acordo com a LDB 9.394/96 está(ao) correta(s) a (s) alternativa(s):
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
Vestibular, Saeb, Enem e Sinaes.
PISA, Saeb, Enem e Sinaes.
Ideb, Saeb, Enem e vestibular.
Todas as alternativas estão corretas.
PISA, Saeb, Ideb e Sinaes.
De acordo com os estudos sobre o significado da educação de qualidade na visão neoliberal, leia as afirmativas abaixo.
I. Os objetivos norteadores da implantação de políticas educacionais, visando a reordenação do mundo capitalista e reestruturação da economia mundial vão mudar substancialmente o papel da escola, e vão refletir-se no conceito de qualidade de ensino.
II. A mudança da função da escola, sob o ponto de vista neoliberal passa a caracterizar qualidade de ensino nos mesmos moldes de qualidade dos sistemas produtivos para atender os interesses de nações mais desenvolvidas e logicamente com poder econômico que conferem a elas o poder de dominação.
III. Se os princípios do sistema econômico de produção na política neoliberal devem reger o sistema de educação, a escola passa a ser considerada pelos neoliberais como uma empresa e a educação como uma mercadoria.
Estão corretas as alternativas:
I e II apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
III apenas.
II e III apenas.
A Constituição de 1988 em seus artigos 205 e 214, marcou as políticas educacionais brasileiras quando firmou o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade. Sendo assim leia as alternativas abaixo.
I. Com base nos artigos da Constituição de 1988, citados anteriormente (Art. 205 e 214), criou-se uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
II. As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
III. Todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas fortalecem as Políticas Educacionais Brasileiras e garantem a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
Estão corretas as alternativas:
II apenas.
II e III apenas.
I apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
I e III apenas.
Os seus estudos foram direcionados em três áreas primordiais: assistência social, saúde, e, políticas públicas de educação.
Desta forma, leia as afirmativas, a seguir, que dizem respeito às políticas, atribuindo V para as que forem verdadeiras e F para as consideradas falsas.
( ) Ao falar em políticas públicas, devemos ampliar o olhar para diversas áreas que integram as políticas: moradia, saneamento básico, trabalho, cultura, meio ambiente, desenvolvimento agrário, segurança, justiça, tecnologia e tantas outras áreas.
( ) Um exemplo de programa social, que beneficia a população é o Programa Bolsa Família. Trata-se de um dos programas implantados pelo governo federal, que visa minimizar a desigualdade social e de renda, voltado, principalmente, às famílias excluídas da nossa nação.
( ) Política não é somente o ato de votar. Estamos fazendo política quando tomamos atitudes em nosso trabalho, quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos situações que nos desagradam.
( ) A saúde é, acima de tudo, um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituição Federal 1988.
( ) O fato de termos direito à liberdade de expressão e de pensamento, o direito ao voto e à participação política não quer dizer que os problemas sociais estarão resolvidos.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V, F, V, V, F
V, V, F, F, V
V, V, V, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
As atividades de coordenação pedagógica e de orientação educacional estão ligadas ao setor pedagógico, onde o coordenador pedagógico tem como atribuição prestar assistência aos professores e ao relacionamento com os pais e a comunidade. Sobre as funções do coordenador pedagógico, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Favorecer a participação dos professores em seminários, capacitações e programas de formação continuada, estimulando a criatividade dos professores e incentivando a participação dos professores nos concursos em âmbito regional e nacional.
( ) Acompanhar e participar da elaboração do PPP e também coordenar as atividades pedagógicas.
( ) Elaborar o plano de ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.
( ) Participar de reuniões, seminários, capacitação e programas de formação continuada, atualizado quanto às novas metodologias educacionais, trabalhar o currículo voltado para a realidade do aluno.
( ) Observar o Processo de Avaliação do Desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo professor, assim avaliando os avanços e os retrocessos da aprendizagem do aluno.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,V,V,V
V,V,V,V,F
F,V,V,V,F
V,F,V,V,F
V,V,V,V,V
A educação básica, de acordo com o art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Sobre a composição da educação escolar marque a alternativa correta.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação superior.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação de jovens e adultos.
A educação escolar compõe-se de: Educação infantil e Educação básica.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação fundamental.
A educação escolar compõe-se de: Educação fundamental e Educação superior.
De acordo com o art.24 da Constituição Federal de 1988, a União, os estados e o Distrito Federal podem legislar sobre a educação, a cultura, o ensino e o desporto. De acordo com o art. 10, incisos I e III, da LDB 9.394/96 os estados incumbir-se-ão de:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II. Exercer ação distributiva em relação às suas escolas de educação infantil e ensino fundamental.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios.
Sobre as incumbências do estado de acordo com a LDB 9.394/96 está(ao) correta(s) a (s) alternativa(s):
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
I e II apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
III apenas.
II e III apenas.
A Constituição de 1988 em seus artigos 205 e 214, marcou as políticas educacionais brasileiras quando firmou o compromisso do estado e da família, como responsáveis pela educação do ser humano em sua totalidade. Sendo assim leia as alternativas abaixo.
I. Com base nos artigos da Constituição de 1988, citados anteriormente (Art. 205 e 214), criou-se uma nova lei para reger a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96.
II. As diretrizes essenciais apresentadas pelos artigos da Nova LDB podem ser agrupadas nos seguintes princípios: inclusão; Valorização da diversidade, flexibilidade, qualidade, autonomia, competência para o trabalho e exercício da cidadania.
III. Todas as legislações, diretrizes, referenciais, planos e tantas outras iniciativas fortalecem as Políticas Educacionais Brasileiras e garantem a responsabilidade do Estado, na execução destas políticas.
Estão corretas as alternativas:
II apenas.
II e III apenas.
I apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
I e III apenas.
Os seus estudos foram direcionados em três áreas primordiais: assistência social, saúde, e, políticas públicas de educação.
Desta forma, leia as afirmativas, a seguir, que dizem respeito às políticas, atribuindo V para as que forem verdadeiras e F para as consideradas falsas.
( ) Ao falar em políticas públicas, devemos ampliar o olhar para diversas áreas que integram as políticas: moradia, saneamento básico, trabalho, cultura, meio ambiente, desenvolvimento agrário, segurança, justiça, tecnologia e tantas outras áreas.
( ) Um exemplo de programa social, que beneficia a população é o Programa Bolsa Família. Trata-se de um dos programas implantados pelo governo federal, que visa minimizar a desigualdade social e de renda, voltado, principalmente, às famílias excluídas da nossa nação.
( ) Política não é somente o ato de votar. Estamos fazendo política quando tomamos atitudes em nosso trabalho, quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos situações que nos desagradam.
( ) A saúde é, acima de tudo, um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituição Federal 1988.
( ) O fato de termos direito à liberdade de expressão e de pensamento, o direito ao voto e à participação política não quer dizer que os problemas sociais estarão resolvidos.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V, F, V, V, F
V, V, F, F, V
V, V, V, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
As atividades de coordenação pedagógica e de orientação educacional estão ligadas ao setor pedagógico, onde o coordenador pedagógico tem como atribuição prestar assistência aos professores e ao relacionamento com os pais e a comunidade. Sobre as funções do coordenador pedagógico, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Favorecer a participação dos professores em seminários, capacitações e programas de formação continuada, estimulando a criatividade dos professores e incentivando a participação dos professores nos concursos em âmbito regional e nacional.
( ) Acompanhar e participar da elaboração do PPP e também coordenar as atividades pedagógicas.
( ) Elaborar o plano de ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.
( ) Participar de reuniões, seminários, capacitação e programas de formação continuada, atualizado quanto às novas metodologias educacionais, trabalhar o currículo voltado para a realidade do aluno.
( ) Observar o Processo de Avaliação do Desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo professor, assim avaliando os avanços e os retrocessos da aprendizagem do aluno.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,V,V,V
V,V,V,V,F
F,V,V,V,F
V,F,V,V,F
V,V,V,V,V
A educação básica, de acordo com o art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Sobre a composição da educação escolar marque a alternativa correta.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação superior.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação de jovens e adultos.
A educação escolar compõe-se de: Educação infantil e Educação básica.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação fundamental.
A educação escolar compõe-se de: Educação fundamental e Educação superior.
De acordo com o art.24 da Constituição Federal de 1988, a União, os estados e o Distrito Federal podem legislar sobre a educação, a cultura, o ensino e o desporto. De acordo com o art. 10, incisos I e III, da LDB 9.394/96 os estados incumbir-se-ão de:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II. Exercer ação distributiva em relação às suas escolas de educação infantil e ensino fundamental.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios.
Sobre as incumbências do estado de acordo com a LDB 9.394/96 está(ao) correta(s) a (s) alternativa(s):
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
II apenas.
II e III apenas.
I apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
I e III apenas.
Os seus estudos foram direcionados em três áreas primordiais: assistência social, saúde, e, políticas públicas de educação.
Desta forma, leia as afirmativas, a seguir, que dizem respeito às políticas, atribuindo V para as que forem verdadeiras e F para as consideradas falsas.
( ) Ao falar em políticas públicas, devemos ampliar o olhar para diversas áreas que integram as políticas: moradia, saneamento básico, trabalho, cultura, meio ambiente, desenvolvimento agrário, segurança, justiça, tecnologia e tantas outras áreas.
( ) Um exemplo de programa social, que beneficia a população é o Programa Bolsa Família. Trata-se de um dos programas implantados pelo governo federal, que visa minimizar a desigualdade social e de renda, voltado, principalmente, às famílias excluídas da nossa nação.
( ) Política não é somente o ato de votar. Estamos fazendo política quando tomamos atitudes em nosso trabalho, quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos situações que nos desagradam.
( ) A saúde é, acima de tudo, um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituição Federal 1988.
( ) O fato de termos direito à liberdade de expressão e de pensamento, o direito ao voto e à participação política não quer dizer que os problemas sociais estarão resolvidos.
A sequência CORRETA está contemplada em:
V, F, V, V, F
V, V, F, F, V
V, V, V, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
As atividades de coordenação pedagógica e de orientação educacional estão ligadas ao setor pedagógico, onde o coordenador pedagógico tem como atribuição prestar assistência aos professores e ao relacionamento com os pais e a comunidade. Sobre as funções do coordenador pedagógico, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Favorecer a participação dos professores em seminários, capacitações e programas de formação continuada, estimulando a criatividade dos professores e incentivando a participação dos professores nos concursos em âmbito regional e nacional.
( ) Acompanhar e participar da elaboração do PPP e também coordenar as atividades pedagógicas.
( ) Elaborar o plano de ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.
( ) Participar de reuniões, seminários, capacitação e programas de formação continuada, atualizado quanto às novas metodologias educacionais, trabalhar o currículo voltado para a realidade do aluno.
( ) Observar o Processo de Avaliação do Desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo professor, assim avaliando os avanços e os retrocessos da aprendizagem do aluno.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,V,V,V
V,V,V,V,F
F,V,V,V,F
V,F,V,V,F
V,V,V,V,V
A educação básica, de acordo com o art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Sobre a composição da educação escolar marque a alternativa correta.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação superior.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação de jovens e adultos.
A educação escolar compõe-se de: Educação infantil e Educação básica.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação fundamental.
A educação escolar compõe-se de: Educação fundamental e Educação superior.
De acordo com o art.24 da Constituição Federal de 1988, a União, os estados e o Distrito Federal podem legislar sobre a educação, a cultura, o ensino e o desporto. De acordo com o art. 10, incisos I e III, da LDB 9.394/96 os estados incumbir-se-ão de:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II. Exercer ação distributiva em relação às suas escolas de educação infantil e ensino fundamental.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios.
Sobre as incumbências do estado de acordo com a LDB 9.394/96 está(ao) correta(s) a (s) alternativa(s):
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
V, F, V, V, F
V, V, F, F, V
V, V, V, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
As atividades de coordenação pedagógica e de orientação educacional estão ligadas ao setor pedagógico, onde o coordenador pedagógico tem como atribuição prestar assistência aos professores e ao relacionamento com os pais e a comunidade. Sobre as funções do coordenador pedagógico, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Favorecer a participação dos professores em seminários, capacitações e programas de formação continuada, estimulando a criatividade dos professores e incentivando a participação dos professores nos concursos em âmbito regional e nacional.
( ) Acompanhar e participar da elaboração do PPP e também coordenar as atividades pedagógicas.
( ) Elaborar o plano de ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.
( ) Participar de reuniões, seminários, capacitação e programas de formação continuada, atualizado quanto às novas metodologias educacionais, trabalhar o currículo voltado para a realidade do aluno.
( ) Observar o Processo de Avaliação do Desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo professor, assim avaliando os avanços e os retrocessos da aprendizagem do aluno.
A sequência correta está contemplada em:
F,V,V,V,V
V,V,V,V,F
F,V,V,V,F
V,F,V,V,F
V,V,V,V,V
A educação básica, de acordo com o art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Sobre a composição da educação escolar marque a alternativa correta.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação superior.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação de jovens e adultos.
A educação escolar compõe-se de: Educação infantil e Educação básica.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação fundamental.
A educação escolar compõe-se de: Educação fundamental e Educação superior.
De acordo com o art.24 da Constituição Federal de 1988, a União, os estados e o Distrito Federal podem legislar sobre a educação, a cultura, o ensino e o desporto. De acordo com o art. 10, incisos I e III, da LDB 9.394/96 os estados incumbir-se-ão de:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II. Exercer ação distributiva em relação às suas escolas de educação infantil e ensino fundamental.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios.
Sobre as incumbências do estado de acordo com a LDB 9.394/96 está(ao) correta(s) a (s) alternativa(s):
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
F,V,V,V,V
V,V,V,V,F
F,V,V,V,F
V,F,V,V,F
V,V,V,V,V
A educação básica, de acordo com o art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Sobre a composição da educação escolar marque a alternativa correta.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação superior.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação de jovens e adultos.
A educação escolar compõe-se de: Educação infantil e Educação básica.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação fundamental.
A educação escolar compõe-se de: Educação fundamental e Educação superior.
De acordo com o art.24 da Constituição Federal de 1988, a União, os estados e o Distrito Federal podem legislar sobre a educação, a cultura, o ensino e o desporto. De acordo com o art. 10, incisos I e III, da LDB 9.394/96 os estados incumbir-se-ão de:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II. Exercer ação distributiva em relação às suas escolas de educação infantil e ensino fundamental.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios.
Sobre as incumbências do estado de acordo com a LDB 9.394/96 está(ao) correta(s) a (s) alternativa(s):
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação superior.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação de jovens e adultos.
A educação escolar compõe-se de: Educação infantil e Educação básica.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica e Educação fundamental.
A educação escolar compõe-se de: Educação fundamental e Educação superior.
De acordo com o art.24 da Constituição Federal de 1988, a União, os estados e o Distrito Federal podem legislar sobre a educação, a cultura, o ensino e o desporto. De acordo com o art. 10, incisos I e III, da LDB 9.394/96 os estados incumbir-se-ão de:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
II. Exercer ação distributiva em relação às suas escolas de educação infantil e ensino fundamental.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios.
Sobre as incumbências do estado de acordo com a LDB 9.394/96 está(ao) correta(s) a (s) alternativa(s):
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
Todas as alternativas estão corretas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
II apenas.
De acordo com o tema “Inclusão: utopia ou perspectiva” é correto afirmar:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
A formação dos professores não é problema para a inclusão, pois muitas vezes, a rejeição dos professores quanto à ideia de inclusão não tem nada a ver com se sentirem despreparados para enfrentar o grande desafio.
A Implementação da escola inclusiva, inicialmente, exige-se a mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional. Deve-se avançar de uma sociedade preconceituosa para uma sociedade humana e solidária com todos.
A ideia de que o diálogo com novos conhecimentos, a revisão dos currículos e da forma de avaliação, a prática pedagógica na perspectiva da interdisciplinaridade e a reestruturação da organização escolar torna-se condição secundaria para a mudança.
A escola brasileira está pronta e preparada para a verdadeira inclusão. Muitas adaptações e mudanças já aconteceram marcando uma revolução que se concretiza na reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola.
Todos os alunos, independentemente da classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, devem frequentar a mesma escola, mas é preciso diagnosticar suas dificuldades e limitações para saber se é possível ou não a inclusão.
Nos estudos realizados em torno do tema “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais”, percebemos que existem nas escolas públicas alguns entraves para a prática da inclusão.
Mediante essa afirmativa, leia as alternativas abaixo:
I. A realidade brasileira reflete a exclusão social e educacional. As escolas públicas do Ensino Fundamental atendem à maioria, recebendo a matrícula daqueles que a procuram.
II. As escolas públicas anunciam que há vagas para todos. Contudo, percebemos que falta qualidade de ensino para todos.
III. A escola não tem conseguido cumprir a sua função de ensinar a toda diversidade de alunos presentes no seu cotidiano.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.
De acordo com os estudos sobre o princípio da normalização leia as alternativas abaixo.
I. Defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal, assemelhando-se com a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.
II. Princípio que representa a base filosófico-ideológica da integração. Não se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem.
III. O objetivo da normalização é o atendimento da pessoa com deficiência de forma menos segregadora.
Estão corretas as alternativas:
I apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Todas as alternativas estão corretas.
II apenas.